Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Operação Pipa
Início do conteúdo da página

Operação Pipa

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2016, 17h57 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 17h59 | Acessos: 2787
imagem sem descrição.

           A Distribuição Emergencial de Água no Semi-Árido Nordestino, Operação Carro-Pipa, é decorrente de um convênio assinado entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Integração Nacional (MI), cabendo ao Exército Brasileiro executar o programa, empregando as Organizações Militares sediadas nos estados em que haja Municípios com Declaração de Situação de Calamidade Pública, reconhecida pelos Ministérios. O 16º RC Mec dentro de sua área de responsabilidade planeja, coordena e fiscaliza a captação, o transporte, a desinfecção e a distribuição de água potável no sertão paraibano como é previsto na Portaria Interministerial Nr 01 MD-MI Op Pipa.

         São atendidos diretamente pelo programa cerca de 210.000 habitantes que recebem água tratada através de 4.574 pontos de abastecimento coletivos nos municípios (dados de março de 2014). Para atender a demanda, atualmente, empregam-se 501 carros-pipa (dados de março de 2014). O Exercito Brasileiro, através do 16º RC MEC, realiza a contratação de prestador de serviço autônomo, que é o responsável pelo transporte da água a ser distribuída no Sertão Paraibano.

Fim do conteúdo da página